Salvando as Mulheres do Mundo  

Posted by Andrehpa in

A dica, preciosíssima, foi do Fernando: uma reportagem dos jornalistas Nicholas D. Kristof e Sheryl WuDunn na revista do N. Y. Times chamada "Salvando as Mulheres do Mundo - Como mudando as vidas de mulheres e meninas no mundo em desenvolvimento pode mudar tudo". Para Kristof, se o século XIX foi marcado pela luta contra a escravidão e o século XX contra o totalitarismo, o século XXI deveria ser dedicado a acabar com a brutalidade contra mulheres e meninas por todo o mundo.
E eles usam argumentos - e exemplos impressionantes - para mostrar como investimentos mínimos em saúde, segurança e educação de mulheres e meninas em lugares como a África ou a Ásia pode melhorar para muito melhor a economia destes lugares, diminuir os índices de violência e, literalmente, mudar o mundo.
A desigualdade e o preconceito contra mulheres existe em todo o mundo. Mas se alguém no mundo "civilizado" reclama de salários menores ou algum eventual abuso sexual e moral por parte de uma chefia machista, o que dizer de meninas vendidas pelas próprias famílias para serem escravas sexuais, ou proibidas de estudar (por serem meninas), ou deixadas para morrer simplesmente por não receberem os mesmos cuidados médicos que seus irmãos?
Diminuir a importância e o valor da "porção melhor*" que temos no mundo é, no mínimo, uma burrice atroz. E pagamos por isso duramente, mesmo sem nos darmos conta.
*citação sutil de Gilberto Gil, pegaram?

This entry was posted on 1 de set. de 2009 at terça-feira, setembro 01, 2009 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

5 pitacos

A educação é a base de tudo. Parece que ainda ninguém entendeu isso.

2 de setembro de 2009 às 05:20

Max meu caro,

eu tava aqui triste que meu post nao tinha dado nenhum ibope mesmo sendo um tema tao importante na minha opiniao. Voce salvou meu dia. Mas o que eu gostei mesmo foram dos classificados abaixo!!!!!!

3 de setembro de 2009 às 20:33

Eu sempre soube disso!
E concordo em gênero, número e grau com a Sônia: educação é tudo!

4 de setembro de 2009 às 13:03

Eu vou mais além. Não é só a educação se esta não levar a melhoria econômica.
Precisa ter educação, e em consequência a independência econômica.

8 de setembro de 2009 às 21:15

é uma discussão sem fim, né não?
Mas um mundo melhor (antes que acabe) vai ter que passar, obrigatoriamente, pelas mãos das mulheres. As amarras que ainda as impedem de ser tudo o que podem ser vão ter que desaparecer, mais dia, menos dia.

E Fernando, estou acompanhando seu debate lá no blog. O silêncio das mulheres é mais um dos fatores que nos impedem de entender por que elas permanecem caladas... .rs...

15 de setembro de 2009 às 10:01

Postar um comentário