o milagre da vida  

Posted by Max Amaral. in , , ,

A Dê anda lendo muito sobre parto natural. Muito. Como diz a Fal, nossa pequena obssessivazinha não faz nada pela metade.

E ela tem na ponta da língua todos os números e argumentos possíveis a favor de partos sem nenhuma intervenção médica - anestesias, soro para a mãe, monitoramento eletrônico desde que o processo começa, aspiração do bebê depois que nasce...

E, sendo a Dê, a birra dela com os médicos e hospitais - principais interessados em que qualquer nascimento aconteça o mais rapidamente possível, de preferência durante a semana e no horário comercial - só aumenta. Sem papas na língua, ela argumenta que médicos e hospitais mentem descaradamente para as mulheres nesse momento de grande tensão para fazer com que os partos se encaixem em suas agendas. Simples assim.

Ou há alguma outra explicação para o fato de que em países onde partos naturais são incentivados e as mulheres são levadas para "Birthing Centers" ou têm seus filhos em casa com parteiras (como a Holanda, por exemplo) as cesarianas realmente necessárias fiquem abaixo de 10% dos casos (a Organização Mundial de Saúde diz que o número máximo aceitável é 15%), enquanto que nos EUA a taxa está bem acima dos 30% e no Brasil, 44%? E olha que em hospitais particulares em Pindorama (êêê, nossa querida classe média), o número de cesarianas é superior a 80%!!

Eu, como marido submisso que sou, concordo com tudo...

This entry was posted on 11 de jun. de 2010 at sexta-feira, junho 11, 2010 and is filed under , , , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

6 pitacos

RSRS... otimo!
É bem assim mesmo!
Ó, alguém legal pra Dê conversar é a outra Dê (La Reina).
Ela é uma doula, sabia?

11 de junho de 2010 às 14:42

e não vai doer, menino?!

11 de junho de 2010 às 21:49

Claro que dói! Se bem que algumas mulheres (sortudas) tem até orgasmos...
Mas a dor faz parte do mecanismo todo. Tentar evitar por meios médicos perturba todo o processo e piora o resultado final. O corpo responde à dor com a liberaçào de químicos que fazem parte do processo do parto. Tirou a dor, esses químicos não são liberados. O processo é sensacional...

12 de junho de 2010 às 10:36

Ai, amiga, Deus te proteja e poupe! Eu vou estar na torcida pra Erica chegar do jeitinho que você planeja e sem dor!

13 de junho de 2010 às 20:11

Gente, La Reina é doula? Bão, o que essa mulher não é, né não? uma força da natureza...

Sonia, existe dor e dor. O problema é que a dor do parto é, primeiramente, necessária, já que age como gatilho para montes de reações qúimicas, liberação de hormonios e outras maluquices que tais necessárias ao parto. Segundamente (Salve, Odorico), como um termômetro se as coisas estão correndo bem com a mãe e/ou com o bebê. E terceiramente, é uma dor suportável e que vai embora logo, muito diferente das dores resultantes de uma cirurgia como uma cesárea.
Eu estou muito bem "ensinado", não estou? rs...

14 de junho de 2010 às 11:39

Como já dizia minha Vó, D. Carolina:
"Siminino tá sabido!!!"

16 de junho de 2010 às 10:29

Postar um comentário