a garota da página 194  

Posted by Andrehpa in ,

Lá no estúdio onde a Denise dá aulas de costura tem um monte de revistas e livros de moda. E eu passo um bom tempo lá de vez em quando, esperando as costureiras terminarem suas infindáveis conversas sobre tecidos e técnicas e softwares especiais para máquinas de costura que escaneiam seu corpo e vomitam um terno de 3 peças perfeitamente adequado ao seu corpo em 3 minutos e meio.

Bão, um dos livros que eu descobri lá e que vivo folheando é interessantíssimo: a história da moda vista atráves da história da revista Vogue. Fotos e mais fotos, artigos e mais artigos vindos desde o século XIX. E eu estava justamente comentando com a Dê como as coisas eram bonitas e interessantes até... Twiggy. A modelo andrógina e impressionantemente magra que mudou a forma como roupas eram vendidas lá na virada dos '60 para os '70.

A partir daí, parece que todas as revistas femininas ficaram exatamente iguais.

Alguém superpoderoso nesse meio da moda - alguém que, certamente, não gosta de mulher - decidiu que o padrão aceitável para as suas páginas a partir daquele momento seriam modelos magérrimas com cara de doentes e/ou drogadas, e todas as outras seguiram.

E fodam-se todas as mulheres do mundo, bombardeadas dia após dia com a mensagem por trás dessas fotos: se você não é magra a ponto de um refugiado etíope se sentir preocupado com sua saúde, você não é um ser humano interessante, ou que valha realmente alguma coisa.

E foi justamente a Twiggy, agora nos seus 60 anos, quem me chamou a atenção hoje na edição digital d'O Globo. Lá mostra a campanha abaixo, de um creme anti-rugas, e que gerou protestos na Europa por causa da cara de pau da manipulação photoshópica. O anúncio foi proibido - mas a empresa ainda teve a cara de pau de tentar se defender com uma historinha para boi dormir. Se quiser mais detalhes, leia aqui.

Uéu, tudo o que a gente já se cansou de ver, né? É assim mesmo, não tem nada o que se pode fazer, blá, blá, blá.
Mas aí eu descobri que o número de setembro da revista Glamour publicou essa foto aqui embaixo.



Uma mulher bonita, sorrindo. E ela tem um corpo impressionante! É algo que não estamos acostumados a ver em nenhum lugar: um corpo normal!

A revista não para de receber cartas elogiando a garota da página 194. E prometeu um número com fotos de mulheres normais, de tamanhos normais.

Quem sabe não dá para ter alguma esperança?

This entry was posted on 16 de dez. de 2009 at quarta-feira, dezembro 16, 2009 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

3 pitacos

Essas coisas de 'cirurgia' plástica com photoshop, me deixa possessa! Outro dia fi uma foto de uma modelo de rivista que a cabeça dela era maio que seu quadril!!! Numa propaganda de jeans!!! Propaganda de jeans tinha mais era que ter bundaõ e muitas curvas!!!

Olha... eu prefiro ser gordinha, feliz, de bem com a vida... a ser magra, infeliz, azeda e de mal com o mundo!

Hauhauhau... Pronto... disse!

17 de dezembro de 2009 às 10:20

olha o anúncio do jeans aqui:

http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2009/10/08/uso-do-photoshop-em-anuncios-revistas-femininas-gera-polemica-nos-eua-na-europa-767961272.asp

o problema não é só a deformação. É alguém achar isso bonito...

17 de dezembro de 2009 às 10:27

Max, você sabe que isso já está mudando um pouco?! Todo mundo já tem noção da manipulação no computador e já percebeu o custo-benefício de ser mageeeeeeérrima, saída de uma revista. Um monte de mulher magra e chata, infeliz e sozinha. Elas buscam o manequim 36 como se ele fosse o passaporte para a felicidade, a chave para encontrar um "bom partido" (que é o que a maioria - louca para se encostar em alguém - procura!). E o preço é comer alfalce. Tô fora!

18 de dezembro de 2009 às 04:01

Postar um comentário