iPad bêbado não tem dono  

Posted by Max Amaral. in ,

A Sora está se perguntando se ela se casa ou se compra um iPad, um Kindle, um Courier ou uma bicicleta, e eu resolvi colocar minha colher de pau nesse angu de caroço.

O Kindle (que é o leitor eletrônico de livros da Amazon) e seu concorrente da Sony, o Reader, são só isso: leitores eletrônicos. São limitados demais (principalmente por causa da tecnologia e-ink, que só mostra coisas em preto e branco) e, já que você vai investir em um gadget legalzinho, vá atrás de um que faça mais coisas.
.
.
O Courier, da Microsoft, é um sonho. É (aparentemente) tão bom que parece mentira – e talvez seja. Li em algum lugar na internet que esse projeto é falso, divulgado apenas para fazer pressão sobre a concorrência. Miravam principalmente a Apple, que estava para lançar um novo produto que iria revolucionar o mercado, o iPad.
.


Bão, o Steve Jobs apresentou o iPad ontem. E, apesar dos vídeos mostrarem um produto fabuloso, tem gente que acha que ele ficou devendo.

Lembra quando a Apple lançou o iMac e ficou todo mundo revoltado por que não tinha lugar para colocar disquete? Ou a revolta que existe pelo fato de o iPhone ser exclusivo da AT&T aqui nos EUA (o pior serviço dentre as operadoras de celular), ou de ter sua bateria lacrada?

Pois a Apple teria errado de novo ao criar um produto que tem restrições demais. Para resumir, traduzo (mal e porcamente) um artigo publicado no excelente site Gizmodo, 8 razões pelas quais o iPad não presta (acho que a melhor tradução desse título seria 8 coisinhas que fodem o iPad).

Um monte de gente aqui no Gizmodo está alucinada pelo iPad.
Eu não!
Eu estou é desapontado. Ele tem algumas falhas gigantescas, e comprar um é a última coisa que eu faria.

Uma enorme e horrorosa moldura.
Você viu a moldura em volta da tela dessa coisa?! É enorme! Eu sei que você não quer acidentalmente acionar algum comando quando seu dedão estiver segurando a coisa, mas qualé?!

Não é Multitarefa.
Isso é de matar. Se é para imaginarmos que essa coisa iria se um substituto para os Netbooks, como é possível que não seja multitarefa? Vocês estão dizendo que eu não posso escutar uma rádio na internet enquanto escrevo um documento? Que eu não posso ter meu Twitter aberto ao mesmo tempo que meu browser? Que eu não posso ter o Messenger aberto ao mesmo tempo que leio meus e-mails? Vocês estão gozando com a minha cara? Só isso já garante que eu nunca vou comprar esse produto.

Não tem cameras.
Não ter uma camera frontal é uma coisa. Mas não ter nem uma camerazinha atrás? Por que diabos não? Eu não consigo imaginar que grande economia se consegue não incluindo ao menos uma camera. Essa coisa não suporta vídeo iChat?

Teclado na tela sensível.
Esse é o mesmo grande e feioso teclado na tela sensível que nós temos visto em outros tablets e, a menos que você esteja sentado em um sofá com seus joelhos dobrados, é muito esquisito ou inconveniente para usar.

Não tem entradas para HDMI.
Quer assistir aqueles vídeos em alta definição que você baixou do iTunes na sua TV? Oh, que peninha, não dá. Mas se você for um leal Applemaníaco, você já deve ter comprado uma AppleTV.

O nome “iPad”.
Esteja preparado para montes de piadinhas com “Maxi pad”. Já tem montes por aí.
(NT: isso é meio intraduzível, mas Maxi pad é absorvente feminino aqui nos EUA, o equivalente ao Moddess).

Não roda Flash.
Não rodar Flash é um aborrecimento, mas não é algo que impeça alguém de comprar um iPhone ou um iPod Touch. Mas em algo que se supõe que está mais próximo a um netbook ou um laptop? Isso deixa enormes falhas em websites. E eu espero que você ligue muito para vídeos via streaming! Deus sabe que não são muitos os usuários normais de internet que se importam com isso. Peraí, esqueça: Todos os usuários de internet usam isso.
(NT: em uma nota divulgada hoje pela Adobe, eles afirmam que entre 70 a 75% de todos os sites da internet rodam uma ou outra versão do Flash. Deu para ver o tamanho do buraco?).

Adaptadores, adaptadores, adaptadores.
Se você quiser plugar qualquer coisa no iPad, como uma camera digital, você vai precisar de todo tipo de adaptadores feiosos. Era muito difícil colocar uma porta USB, era?


Update: Por que parar em 8? Tem mais coisas que nós estamos descobrindo que são um saco no iPad

A tela não é Widescreen.
Filmes em Widescreen parecem pobres graças à tela 4:3 do iPad. É como ter uma TV 4:3 de novo!

Não suporta T-Mobile 3G (NT: T-Mobile é uma operadora de celulares aqui)
Sim, é “desbloqueado”. Mas não funciona com a T-Mobile, e usa os novos chips microSIMs que, literalmente, ninguém mais usa. (NT: jogadinha “ixperta” da Apple: apenas a AT&T está disponibilizando esse tipo de chip).

Um ecossistema de aplicativos fechado.
O iPad só roda aplicativos que você adquirir da App Store. A mesma App Store que está notoriamente banindo aplicativos por nenhuma razão real, como o Google Voice. OK, netbooks não têm telas sensíveis ao toque, mas você pode instalar qualquer software que você queira neles. Quer rodar um browser diferente no seu iPad? Oh, que peninha...


Além disso tudo, li mais duas coisinhas:

Só armazena 64GB de dados.
Se esperava um pouco mais de memória no iPad. Mesmo o mais básico dos netbooks tem um hard drive de 160 GB. Armazenamento virtual (cloud storage) pode ajudar com os dados, mas não é substituto para capacidade embarcada.

Só baixa livros da loja do iTunes.
O iBook tem potencial para desbancar o Kindle e o Sony como leitores eletrônicos – principalmente por causa do uso de cores. Mas você não vai poder ler nele um livro disponibilizado pela biblioteca do seu bairro (aqui nos EUA). Na verdade, a Apple já anunciou que, fora de terras Yankees, o iBook não vai ser vendido – aparentemente, problemas com direitos autorais.


Mas eu falei muito sobre o que o iPad NÃO faz. Se você ainda tem paciência para ler algo sobre esse assunto, esse artigo aqui é ótimo para dizer o que ele faz.

O iPad é o gadget que a gente nem sabia que precisava.

Boa escolha do seu brinquedo novo. Eu ainda não me decidi.

This entry was posted on 28 de jan. de 2010 at quinta-feira, janeiro 28, 2010 and is filed under , . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

1 pitacos

Exatamente por essas (e tantas outras) razões que eu tbm não!!!
E dúvida persiste!

29 de janeiro de 2010 às 09:44

Postar um comentário