Eu acredito  

Posted by Max Amaral. in

"Eu posso acreditar em coisas que são verdadeiras e posso acreditar em coisas que não são, e eu posso acreditar em coisas que ninguém sabe se são verdadeiras ou não. Eu posso acreditar em Papai Noel e no coelhinho da Páscoa e na Marilyn Monroe e nos Beatles e no Elvis e em um cavalo que fala*. Escuta: eu acredito que as pessoas podem evoluir, que o saber é infinito, que o mundo é dominado por cartéis secretos de bancos e é visitado por alienígenas regularmente, bonzinhos que se parecem com lêmures enrugados e malvados que mutilam gado e querem nossa água e nossas mulheres. Eu acredito que o futuro é um saco e eu acredito que o futuro é sensacional e eu acredito que um dia a Mulher Búfalo Branco* vai voltar e vai botar no rabo de todo mundo. Eu acredito que todos os homens são apenas meninos crescidos com profundos problemas de comunicação e que a decadência da qualidade do sexo nos Estados Unidos coincide com o declínio da quantidade de cinemas drive-in em todo o país. Eu acredito que todos os políticos são bandidos sem princípios e eu ainda acredito que eles são melhores que a alternativa. Eu acredito que a Califórnia vai afundar no mar quando O grande terremoto vier, enquanto a Flórida vai se dissolver em loucura e em crocodilos e em lixo tóxico. Eu acredito que os sabonetes antibactericidas estão destruindo nossa resistência à sujeira e a doenças, de modo que algum dia todos seremos varridos por uma gripe comum, como aconteceu com os marcianos em A Guerra dos Mundos. Eu acredito que os melhores poetas do século passado foram Edith Sitwell e Don Marquis, que o jade é esperma seco de dragão e que há milhares de anos, em uma vida passada, eu era um xamã siberiano de um braço só. Eu acredito que o destino da humanidade está escrito nas estrelas. Eu acredito que os doces eram mais gostosos quando eu era criança, que é aerodinamicamente impossível para um zangão*** voar, que a luz é uma onda e uma partícula, que há um gato em uma caixa em algum lugar que está vivo e está morto ao mesmo tempo (apesar de que, se não abrirem a caixa algum dia e o alimentarem, no fim das contas ele vai estar morto de dois jeitos), e que há estrelas no universo bilhões de anos mais velhas que o próprio universo. Eu acredito em um deus pessoal que cuida de mim e se preocupa comigo e que está de olho em tudo o que eu faço. Eu acredito em um deus impessoal que colocou o universo em movimento e se mandou para ficar com as amigas dela e nem mesmo sabe que eu estou vivo. Eu acredito em um universo vazio e sem deus, de caos casual, de ruído de fundo e puro acaso cego. Eu acredito que qualquer um que diz que sexo é supervalorizado nunca fez direito. Eu acredito que qualquer um que diz que sabe o que está acontecendo vai mentir a respeito de coisas pequenas também. Eu acredito na honestidade absoluta e em sensíveis mentiras sociais também. Eu acredito no direito de escolha das mulheres, no direito dos bebês de viver, que ao mesmo tempo em que toda vida humana é sagrada não tem nada de errado com a pena de morte se for possível confiar implicitamente no sistema legal, e que ninguém, a não ser um imbecil, confiaria no sistema legal. Eu acredito que a vida é um jogo, que a vida é uma piada cruel e que a vida é o que acontece quando se está vivo e o melhor a fazer é relaxar e aproveitar."



Neil Gaiman, in American Gods.



Tenho ou não motivos para idolatrar o sujeito?!!? (desculpa aí pela tradução meia boca. O original está aqui).

* Mr. Ed, no original. Foi um show de TV da década de 60 que mostrava um cavalo que falava.
** A Mulher Búfalo Branco é uma divindade dos índios Lakota.

*** Bumblebee, no original. Uma baita abelhona.


This entry was posted on 14 de mai. de 2011 at sábado, maio 14, 2011 and is filed under . You can follow any responses to this entry through the comments feed .

2 pitacos

Anônimo  

"I believe that jade is dried dragon sperm"... Só o Gaiman pra sair com uma dessas! :)
adorei.
Mônica

15 de maio de 2011 às 17:59

Awesome!!!! Simply loved it!!!

16 de maio de 2011 às 11:39

Postar um comentário